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03 abr 2024 às 11:56
Escrito por Paulo Jesus

Um dos Maiores Desafios da Gestão de Marketing em 2024

profissional olhando dados e pensando
Um dos Maiores Desafios da Gestão de Marketing em 2024 - Desing Netdeal

À medida que as coisas mudam em 2024, os gestores de marketing enfrentam uma série de desafios cada vez mais complexos e exigentes. Neste cenário em constante evolução, é essencial identificar e abordar esses desafios de forma proativa, buscando estratégias inovadoras e adaptáveis para alcançar o sucesso. Vamos explorar alguns dos maiores desafios que os gestores de marketing enfrentarão em 2024 e as estratégias para superá-los.



1 - Mudança no Comportamento do Consumidor


Uma das maiores mudanças que os gestores de marketing enfrentam sempre é o contínuo e acelerado deslocamento no comportamento do consumidor. Com a proliferação de tecnologias digitais e a crescente expectativa por experiências personalizadas, os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca. 

Para superar esse desafio: Gestores de marketing precisam investir na compreensão aprofundada do seu público-alvo, adotando abordagens mais personalizadas e relevantes em suas estratégias de marketing e isso envolve a coleta de dados.



2- Competição Acentuada


O aumento da competição no mercado é outro desafio significativo para os gestores de marketing em 2024. O mercado é cada vez mais global e com a entrada de novos players em diversos setores, seja o produto um software ou uma loja de roupas, há um concorrente de outro país. Desta forma as empresas precisam encontrar maneiras de se diferenciar e destacar em um ambiente cada vez mais saturado.

Usando marca, maior exposição da mensagem, com investimento em mídia ou com um serviço extraordinário, a empresa precisa ter uma abordagem eficaz para enfrentar esse desafio é concentrar-se na criação de uma proposta de valor única e autêntica, que ressoe com o público-alvo e estabeleça uma conexão emocional duradoura.



3 - Avanços Tecnológicos


Os avanços tecnológicos, como inteligência artificial, automação e realidade aumentada, estão mudando a maneira como as empresas se envolvem com os clientes e conduzem suas operações de marketing. As maiores empresas do país lideram este movimento criando comitês, áreas e até eventos internos para entender, treinar e adotar novas tecnologias. No entanto, incorporar essas tecnologias de forma eficaz pode ser um desafio, especialmente para organizações com recursos limitados. 


 Os gestores de marketing precisam estar atentos às últimas tendências tecnológicas e investir em soluções que possam melhorar a eficiência e a eficácia de suas iniciativas de marketing. Testes gratuitos (free trials), mudanças de softwares e processos podem trazer o “saving” necessário para o teste de IAs, automações, novas mídias ou até campanhas mais criativas.



4 - Privacidade e Segurança de Dados


A crescente preocupação com a privacidade e segurança de dados representa um desafio significativo para os gestores de marketing desde as mudanças como a LGPD e a GDPR. Com as regulamentações de proteção de dados se tornando mais rigorosas e os consumidores cada vez mais conscientes sobre o uso de suas informações pessoais, as empresas enfrentam o desafio de garantir a conformidade e construir a confiança do cliente. Uma abordagem transparente e ética para a coleta, uso e armazenamento de dados é essencial para enfrentar esse desafio de maneira eficaz. Seja na leitura de cookies ou na manipulação de dados dos consumidores, várias são as opções no mercado para aprimorar a gestão de dados.


Uma base única como um datalake ou banco de dados organizado são fundamentais para facilitar esta visão de dados e progredir para uso de Inteligências Artificiais.



5 - Personalização e Relevância


A personalização e relevância são fundamentais para o sucesso das estratégias de marketing em 2024. Os consumidores esperam experiências personalizadas e relevantes em todos os pontos de contato com uma marca, desde campanhas de email marketing até experiências de compra online. 


Os gestores de marketing precisam investir em tecnologias e estratégias que lhes permitam segmentar e personalizar suas mensagens de marketing com base no comportamento, preferências e histórico de compra do cliente. A questão é um consumidor mais conectado que quer perder menos tempo em buscas, portanto a IA é uma passo fundamental para mostrar o conteúdo e produto certo.



6 - Mensuração de Resultados


Por fim, a mensuração de resultados continua sendo um desafio persistente para os gestores de marketing há um bom tempo. Com a proliferação de canais de marketing e a crescente complexidade das campanhas, acompanhar e avaliar o desempenho de suas iniciativas de marketing pode ser uma tarefa desafiadora. 


Empresas preocupadas com o desempenho de marketing precisam investir em ferramentas e tecnologias de análise de dados avançadas que lhes permitam medir com precisão o ROI de suas campanhas e tomar decisões informadas com base em insights acionáveis. 


Um passo adiante na mensuração ainda está a utilização da IA que pode tornar a análise e mudanças necessárias em um processo automatizado. Isto reduz os gaps dentro do time e encurta prazos de execução de teste e aprendizados. 

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