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Marketing

27 jun 2023 às 10:41
Escrito por Paulo Jesus

Você sabe o que é Multi-Touch Attribution?

multi channel

Você já se perguntou como atribuir corretamente o mérito das suas estratégias de marketing em vários canais? Em nosso artigo, vamos desvendar o poder do multi-touch Attribution (Atribuição Multicanal) e mostrar por que ele é essencial para o sucesso da sua estratégia de marketing.

Vamos explorar em detalhes o que é o Multichannel Attribution, destacando sua importância e benefícios. Além disso, vamos compartilhar insights sobre como aplicar essa metodologia em sua estratégia e apresentar ferramentas eficazes que podem impulsionar seus resultados.

Se você está buscando maximizar o retorno do investimento em marketing e compreender o impacto de cada canal, este artigo é para você. Prepare-se para mergulhar no fascinante mundo do Multichannel Attribution e alavancar o sucesso das suas campanhas de marketing.

O que é Multi-Touch Attribution?

Atribuição multicanal é a prática de atribuir o valor das interações de usuários em diferentes canais de marketing, pontos de contato em momentos diferentes da jornada do consumidor.


Esta análise existe em função de uma conversão que, por sua vez, é um objetivo de negócio, e a melhor delas é uma venda. Acontece que os canais digitais evoluíram tão rápido quanto os consumidores. Ficou complexo dizer o que gerou ou ajudou em cada conversão.


Um profissional de marketing experiente reconhece que os consumidores têm interações com vários canais de marketing e vendas antes da conversão, mas então onde utilizar a verba de marketing cada vez mais limitada?


É essa pergunta que os modelos de atribuição tentam responder de forma mais precisa. Dar um peso ou valor para cada canal.


Essa atribuição possibilita  otimizar a alocação de recursos de marketing e provar o ROI das estratégias. Quais campanhas estão funcionando em quais momentos do funil de vendas e marketing.


Benefícios do Multichannel Attribution


Algumas funcionalidades comuns encontradas em ferramentas de multichannel attribution,  como a da Netdeal, Bizzible e Wicked Reports, incluem:


1. Rastreamento de conversões em diferentes canais: Essas ferramentas permitem rastrear conversões provenientes de diferentes canais de marketing, como pesquisa paga, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.


2. Atribuição de peso: Elas ajudam a atribuir o valor de conversão a diferentes canais ou pontos de contato, com base em modelos de atribuição personalizáveis. Isso permite entender quais canais estão contribuindo mais para as conversões e tomar decisões sobre alocação de recursos.


3. Análise de funil de conversão: Elas oferecem insights sobre como os usuários interagem com diferentes canais em sua jornada de compra desde o primeiro ponto de contato até a conversão final.


4. Integração com outras ferramentas de marketing: Algumas dessas ferramentas podem ser integradas com outras ferramentas de marketing, como Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads, entre outras, para obter uma visão completa do desempenho dos canais de marketing.


5. Relatórios e análises: Elas geralmente oferecem recursos de relatórios e análises para entender o desempenho dos canais de marketing de forma mais detalhada e identificar oportunidades de otimização. Uma das mais famosas é o Google Attribution, porém ele não dá uma visão por usuário, mas sim por grupos de usuários.


O caminho para o sucesso é complexo, mas não impossível 


Implementar esta visão nas iniciativas de marketing é extremamente necessário.


Você deve estar pensando sobre quando e talvez quanto. Algumas ferramentas, como Amplitude e Segmento, que também resolvem o problema, podem custar milhares de dólares e ainda horas de desenvolvimento de uma agência ou do seu time de Engenharia e Produto, que normalmente estão ocupados com outros projetos. 


Acredite, já esperei meses por isso e não obtive o resultado que precisava. 


Além disso, 3 desafios podem minar seu projeto de multichannel. São eles: Privacidade de dados, custos e infinitas integrações entre plataformas.


Os custos dessas ferramentas normalmente variam dependendo do fornecedor, do plano selecionado e do volume de tráfego e conversões do seu site.


Em 2017, para ajudar um dos maiores veículos de comunicação do país, conheci a Netdeal.


Ela é uma plataforma multicanal de atribuição, voltada para marketing e vendas digitais. Combina estratégias, fluxos, recomendações e ações interativas com o objetivo principal de converter o tráfego em conversões. Você pode obter não apenas uma solução abrangente para suas necessidades de marketing e vendas, mas também se beneficiar de recursos avançados.

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