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Inteligência Artificial

29 nov 2023 às 11:07
Escrito por Paulo Jesus

Exemplos de Uso de Inteligência Artificial em Marketing

A velocidade em que a IA avança torna até dicífil acompanhar todas as suas aplicações. Conhecer exemplos de uso da inteligência artificial em marketing é um dos caminhos mais rápidos para aprender como essa tecnologia pode ajudar a trazer mais resultados. 


A evolução do marketing acompanha nossa sociedade


Não me esqueço da definição de Kotler. “Marketing é um processo administrativo Social, pelo qual…” 


Sim, embalado pelas mudanças de nossa sociedade a disciplina de marketing está em constante evolução, e a inteligência artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação de nosso cenário de marketing Digital. 


Neste artigo, vou tentar agrupar alguns exemplos de como a IA está sendo utilizada de maneira eficaz em diversas áreas do marketing, desde a geração de conteúdo até estratégias de vendas e publicidade. À medida que a IA continua a evoluir, suas aplicações no marketing estão se tornando mais sofisticadas e impactantes.


Inteligência Artificial no Marketing Digital


A aplicação da IA no marketing digital está gerando certa comoção, dúvidas ou até rejeição por muitos profissionais de marketing. Talvez você não lembre, mas ela está presente há tempos nos algoritmos de Google e Meta. 


Um dos primeiros usos, além de SEO e recomendação de conteúdos de instagram e youtube, foram as aplicações para otimização de anúncios. Modelos de NBO e NBA  foram aplicados, como o Google diz, “quietinhos no background” das funcionalidades de Performance Max, antes do chat GPT. 


As ferramentas de IA que são usadas para otimizar campanhas de publicidade, também podem personalizar conteúdo para públicos específicos e prever tendências de mercado.

Por exemplo, empresas como a Google utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para aprimorar os resultados de busca, proporcionando uma experiência de pesquisa mais eficiente. 


Outro exemplo é a Própria Netdeal que pode, através de filtros, ML e IA pode personalizar um site em milhares de versões para cada persona ou até mesmo usuário.

Inteligência Artificial para Copywriting


Uma das áreas mais utilizadas após a divulgação do ChatGPT é da aplicação da IA no marketing para a geração de conteúdo. Os algoritmos de IA são capazes de criar títulos publicitários, posts de blog e até mesmo roteiros de vídeo. Isso economiza tempo e recursos, permitindo que os profissionais de marketing se concentrem em estratégias mais abrangentes.

Normalmente menciono muito isso para nossos clientes. Mais horas pensando na estratégia e menos horas fazendo atividades repetitivas que podem ser feitas por uma máquina.

Para quem ainda não se rendeu, é possível mudar textos inteiros da terceira pessoa para a primeira pessoa com apenas dois cliques no chat GPT, por exemplo. Ou ensinar a Máquina através dos pronts.

Veja aqui as melhores ferramentas de texto em IA.


IA para criar e escrever emails


A automação de email já é uma prática comum no marketing, porém, ferramentas como o Chat GPT já foram integradas a CRMs como Hubspot para responder emails. 

Até 2025 30% das mensagens de Marketing serão geradas por IAs, segundo a Gartner. 


Plataformas de automação de marketing alimentadas por IA podem personalizar emails com base no comportamento do destinatário, criar linhas de assunto e até mesmo escolher o melhor horário para o envio.


Através de um tagueamento avançado, web scraping, IA, ML, DL e outros métodos a Netdeal é capaz de construir e-mail marketing com produtos, catálogo de ofertas e conteúdos personalizados para cada um dos usuários de um site ou app. Além disso, nosso algoritmo leva em consideração a fase do funil, gostos, compras anteriores e milhares de variáveis identificadas em todas as bases que possamos ser conectados, inclusive navegação do ultimo segundo no site, apps e redes sociais.


Data-driven marketing


O data-driven marketing utiliza várias técnicas de coleta de dados, armazenamento, processamento e análise de dados para gerar insights valiosos. Uma delas que damos especial atenção na netdeal é o uso da IA para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões, tendências e clusterizar clientes. Isso permite que as empresas otimizem suas campanhas, segmentem o público com mais precisão e ajustem suas estratégias com base em insights precisos.


Uma diferença grande que percebemos no mercado é que informação e insights não se tornam estratégias efetivas de marketing facilmente. Portanto, preparamos nossa IA para aplicar decisões e ações diretamente com o público alvo para facilitar a vida do profissional de marketing. Por exemplo a recomendação de produtos por IA para ecommerce ou o uso dela em portais de notícias que possuem milhões de acesso.


Outro problema que comumente observamos e pessoalmente tenho observado durante meus 16 anos de minha carreira, de empresas pequenas a multinacionais, é o fato que nem mesmo uma visualização de dados facilitada ajuda pessoas a analisarem melhor. Além de ser um desafio, a visualização de dados muitas vezes não responde as correlações de dados e padrões ocultos de comportamento.

Mesmo na netdeal no começo, caímos na armadilha de entregar centenas de gráficos e análises, clientes nos perguntavam, “o que significa isso?” Neste momento mudamos a abordagem para que a IA tomasse decisões pelos profissionais. 


Inteligência artificial para vendas


O quanto vendas está se beneficiando desta onda de IAs. Chatbots de IA podem interagir com clientes em tempo real, fornecer informações e até mesmo concluir vendas como fazemos aqui na netdeal. Além disso, os algoritmos de IA podem analisar dados para identificar leads qualificados e prever quais prospects têm maior probabilidade de se tornarem clientes. Identificar navegação no site após uma reuniões, seriam dúvidas? Com isso é possível disparar diferentes fluxos de emails e até ligações ou SMS para aquecer uma venda. Lembro que em um dos primeiros trabalhos de marketing que tive meu chefe dizia, “vender é fazer fogo com dois pauzinhos”. Depois de muitos pontos de contatos que um lead se tornará MQL e SQL. “façam follow-up” dizia o Sr Hélio para o time de vendas. Hoje a área de vendas pode contar com IA e automação de marketing e vendas para responder a isso. 


Minha conclusão, a inteligência artificial está transformando, de maneira tímida ainda, o marketing. Desde a geração de conteúdo até o aprimoramento de estratégias de vendas e publicidade as coisas vão mudar ainda mais. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver mais inovações emocionantes no campo do marketing alimentadas pela IA. 


A capacidade da IA de automatizar tarefas complexas e analisar grandes conjuntos de dados impulsionará cada vez  a eficácia das estratégias de marketing e vendas e a cada dia melhoramos a interação com os clientes. Hiperpersonalização em Marketing e Vendas


Personalização e hiperpersonalização para marketing e vendas


Fundamental para analisar dados de clientes a IA possibilita irmos muito além. Modificar e criar a partir de grandes volumes de dados. Em tese a definição de IA Generativa.

Com as ferramentas certas é possível chegar a hippersonazilação. Ao compreender o comportamento do cliente e suas preferências, as empresas podem criar campanhas altamente personalizadas que ressoam positivamente com o público-alvo.

A análise de dados permite identificar tendências e padrões, o que pode direcionar decisões estratégicas mas também ações em um nível 1-to-1 nunca visto antes.

A personalização e a hiperpersonalização são algumas das principais tendências no marketing para 2024, e a IA desempenha um papel fundamental nesse aspecto. As ferramentas de IA podem analisar dados demográficos, histórico de compras, comportamento de navegação na web e interações com a marca para criar mensagens e ofertas altamente relevantes para cada cliente. Isso não apenas melhora a experiência do cliente, mas também aumenta as taxas de conversão.

Com toda esta extensão de dados e um bom inventário de páginas e criações e uma ferramentas como a nossa é possivel criar jornadas específicas para cada tipo de usuário. 


Um Exemplo simples é a landing page e site do Meu pet Club, nosso cliente. A LP se personaliza ao seu tipo de Pet e até ao nome dele. 


IA na automação de marketing


A automação de marketing é uma área em que a IA terá o impacto significativo em minha opinião. Hoje as ferramentas são engessadas em listas que não contemplam a dinamicidade de comportamentos do consumidor em sua jornada. 


Porém, a aplicação de IA e melhor tracking de dados, permite a automação de tarefas rotineiras, como o envio de emails de acompanhamento, agendamento de postagens em mídias sociais, clusterização de leads, atribuição de resultados por mídia.

A IA pode identificar leads qualificados com base em critérios específicos e encaminhá-los automaticamente para a equipe de vendas. Imagine o potencial disso conectando CRM, Chat, Site, email, sms, ligações,... nos imaginamos em um só lugar: netdeal.

Tudo isso economiza tempo e recursos, garantindo que os leads certos sejam direcionados para as ações apropriadas.



Chatbots e Atendimento ao Cliente com IA


Chatbots com IA são uma realidade e parte essencial do atendimento ao cliente e do marketing. 


Eles podem fornecer assistência rápida e instantânea aos clientes, respondendo a perguntas comuns e orientando-os por processos. Além disso, os chatbots podem ser integrados a sistemas mais complexos de IA, permitindo uma compreensão mais profunda das necessidades do cliente. 


Essa capacidade de processamento avançado permite que os chatbots personalizem interações, oferecendo soluções específicas para cada cliente. Ao agilizar o atendimento ao cliente, os chatbots não apenas melhoram a experiência do cliente, mas também liberam recursos humanos para lidar com questões mais complexas e sensíveis.


Essa sinergia entre tecnologia e atendimento humano está se tornando cada vez mais acessível e transformando a maneira como as empresas abordam o serviço ao cliente, proporcionando eficiência e satisfação ao cliente simultaneamente.


São tantas as possibilidade e aplicações que o post ficou longo, mas isso é somente o que conseguimos vislumbrar hoje. Nossa relação com outras áreas de tecnologia sejá um podcast, streamming ou aplicativo de receitas, vai mudar radicalmente assim que as IAs forem adotadas em larga escala. O importante quando falamos de novas tecnologias é testar e tentar sair na frente. Isso pode criar novos mercados e produtos para marcas existentes. 


Autor

Paulo Jesus trabalha com marketing desde 2008. Publicitário pela Universidade Federal do Paraná, acumula experiências em empresas de tecnologia SaaS, e-commerce, indústria, bens de consumo e agências de publicidade, tendo sido responsável por marcas como Oreo, Pipefy, Volvo, Trident, Tang, Halls e agora é CMO da Netdeal.


Quando não está imerso nas possibilidades proporcionadas pela Inteligência Artificial, toca violão, escreve ficções futuristas e se dedica à fotografia e cinema. 

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